Solenidade marca comemoração ao Dia da Bandeira

Assim como a Proclamação da República, que comemoramos no último dia 15 de novembro, o Dia da Bandeira do Brasil, celebrado hoje, marca os 129 anos do fim do período imperial e o início de uma era republicana.

A instituição deste importante símbolo nacional, naquela ocasião, representou um novo momento na história de nosso País, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

Suas cores representam a natureza, a riqueza mineral e o céu estrelado do nosso Brasil, enquanto a frase “Ordem e Progresso” foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular naquela época.

Estamos num momento histórico, em que esses ideais estão reflorescendo em nossos corações: o desejo de um país justo, livre de preconceito, corrupção e desonestidade.

Reflexo disso é a crescente intolerância com as vantagens indiscriminadas e leviandades nas decisões que deveriam priorizar o bem comum.

É tempo de mudanças!

A começar por nós mesmos e consequentemente, ajudando, uns aos outros, a encontrar seu próprio caminho e construir um futuro melhor.

Esperamos estar fazendo nossa parte, promovendo nesta data tão especial, ato cívico com os Integradores, através da execução e canto do Hino à Bandeira, ao pé do nosso recém-inaugurado Pavilhão Nacional.

Salve, Salve!

Rolar para cima