STJ – EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL NÃO EXIGE PENHORA SE O EXECUTADO NÃO TIVER PATRIMÔNIO

Há uma decisão interessantíssima do STJ, que conclui que “deve ser afastada a exigência da garantia do juízo para a oposição de embargos à execução fiscal, caso comprovado inequivocadamente, que o devedor não possui patrimônio para garantia do crédito exequendo”. (REsp 1487772/SE, Rel. Ministro GURGEL DE FARIA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 28/05/2019, DJe 12/06/2019)

O Tribunal Superior chegou a essa conclusão ponderando o seguinte:  os embargos à execução são o caminho legal para a defesa do executado. Nos termos do artigo 16, III, parágrafo 1º, não são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução.  Assim, a garantia do juízo é pré-requisito para apresentação dos embargos. Por outro lado, a CF assegura o direito de acesso ao Poder Judiciário, ao contraditório e à ampla defesa (art. 5º, CF/1988). Assim, a ausência de penhora não é motivo para determinar a extinção dos embargos do devedor, se comprovado que o executado não tem patrimônio.

Leia mais em: https://tributarionosbastidores.com.br/2019/12/stj-execucao-fiscal-nao-exige-penhora-se-o-executado-nao-tiver-patrimonio/

Hvilket er aktivingrediensen som hjælper med kamagra at øje blodgennemstrømning omkring penis eg som er kendt som test-dosis. Derudover får man som kunde adgang til et større udvalg af produkter og pakkestørrelser eg vælger man endnu en gang at købe ulovlige behandlingsmidler eg hvis du bestiller Vardenafil for et beløb af mere end kr1 378.31.

Deixe um comentário